Faça parte da nossa lista de transmissão!

Lá nós compartilhamos conteúdos, aulas e workshops exclusivos e gratuitos sobre terapia online.

Como armazenar os dados das consultas de forma segura?

Você já conheceu a importância de armazenar os dados das consultas de forma segura, para garantir o sigilo das informações do paciente e do que foi dito na terapia online. Mas você sabe como fazer isso? Leia para descobrir.

Saiba o que é criptografia e encriptação

Ao longo de nossa explanação, falaremos de dois termos com regularidade, a criptografia e a encriptação.

Se você não está acostumado aos termos, saiba que criptografia  um conjunto de regras que codificam uma informação, no caso, os dados das consultas, tornando-a possível de decifração apenas pelo emissor e receptor da mensagem.

A encriptação é uma chave secreta de dados, ou seja, um método que codifica (criptografa) informações, para que o conteúdo não seja assimilado por terceiros. Os códigos são desembaralhados mediante a digitação da chave secreta, desvendando o real significado do que foi armazenado.

Mais explicações serão fornecidas durante a menção das sugestões de proteção, acompanhe para conhecê-las.

Conheça o SafeHouse Explorer Edition

A forma mais segura de proteger os dados dos pacientes e das conversas em terapia é pela criptografia. Melhor que isto, só se for com um programa de qualidade e gratuito, e a nossa sugestão é o SafeHouse Explorer Edition.

É um software que criptografa os arquivos, escondendo-os de pessoas não autorizadas a ter acesso a eles, como invasores. A criptografia acontece pela criação de uma área protegida, assim você salva nela os dados das consultas e só poderá acessá-los mediante uma senha, que desbloqueará o acesso.

 E o melhor: você inicialmente fará a instalação do SafeHouse Explorer Edition em seu computador, mas poderá proteger também suas mídias removíveis, como pendrive, com o software.

Se você preferir, nem precisa proceder com a instalação do programa, afinal ele pode ser apenas executado em seu computador, dispositivos eletrônicos e mídias removíveis.

Faça backups para proteção extra

Proteção nunca foi de mais, não é mesmo? Então, sugerimos que você, além de proceder com a instalação do SafeHouse Explorer Edition, faça backups (cópias de segurança) do seu conteúdo com frequência, para proteção extra dos dados, e também de forma segura, claro.

Assim, se você perder o computador ou a mídia removível onde as informações foram encontradas, basta acessar a cópia de segurança para tê-los novamente.

Sendo assim, as nossas dicas são:

-Mega: serviço de backup para servidores online. O armazenamento das informações é em nuvem, e você consegue guardar 50GB de dados gratuitamente, e o melhor: em ambiente criptografado;

-disco rígido (HD) externo ou pendrive: desde que sejam encriptados e estejam livres de vírus;

-proteção de senha: além da encriptação e criptografia, recomenda-se que os psicólogos protejam seus dispositivos de trabalho com senha. Deste modo, caso sejam perdidos, os dados não estão visíveis a quem encontrar os equipamentos. Ainda no quesito senha, recomendamos que você crie uma totalmente segura, forte, para proteção de seus dispositivos. Escolha uma  formada por diversos caracteres, preferencialmente acima de seis, alternando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (exemplo: @, #, ?, !).

-firewall e proteção de vírus: mais uma dica de proteção e segurança das informações dos pacientes e das consultas é a instalação de firewall e antivírus em computadores e todos os dispositivos de trabalho. Assim, a vulnerabilidade dos dados é reduzida e se evita que eles sejam utilizados indevidamente.

Então, para garantir que as suas consultas sejam armazenadas com segurança e total sigilo das informações, recomenda-se uma série de atitudes. Pode ser um pouco trabalhoso no início, para instalação e execução dos programas, mas a atitude garantirá a sua boa reputação como psicólogo, e você respeitará o código de ética profissional a todo momento.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Instituto de Terapia Online

Instituto de Terapia Online

O Instituto de terapia Online (ITO), é especializado em oferecer treinamentos on-line de alta qualidade para psicólogos e estudantes de psicologia que estão desejando trabalhar on-line terapeuticamente ou já atuantes. Surgiu a partir da demanda de alguns psicólogos que vem buscando padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação em terapia online.

Artigos recentes


Termos de Serviço  |  Políticas de Privacidade
Rua Príncipe Humberto, 112 – Conj. 44 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09725-200
marina@institutodeterapiaonline.com.br

© COPYRIGHT 2019 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS