Faça parte da nossa lista de transmissão!

Lá nós compartilhamos conteúdos, aulas e workshops exclusivos e gratuitos sobre terapia online.

Ciberpsicologia e as novas tecnologias da informação e comunicação

O atendimento online está altamente atrelado às novas tecnologias de informação e comunicação, pois é por elas que seu trabalho é executado. Leia o artigo para conhecer mais sobre o assunto, a seguir.

As novas tecnologias de informação e comunicação

Elas são amplamente utilizadas em nosso dia a dia, e já se tornaram tão corriqueiras que nós às vezes sequer nos damos conta de sua importância. Quantas mensagens instantâneas de bate-papo você envia por dia? Quantos vídeos você assiste no seu tempo livre? Inúmeros, certamente, em ambos os casos.

As novas tecnologias de informação e comunicação transformaram a forma de interação entre as pessoas, seja para fins pessoais ou profissionais, como o atendimento psicológico online. E não podemos falar das novas tecnologias de interação sem falarmos da ciberpsicologia.

O que é ciberpsicologia

É uma nova disciplina dentro da área da psicologia, que estuda o impacto da internet na vida das pessoas, bem como as suas interações online. A ciberpsicologia também analisa as interações tecnológicas no cérebro das pessoas e a sua personalidade no ciberespaço, que pode ser igual ou diferente da personalidade fora da web.

As diferentes personalidades no ciberespaço

A ciberpsicologia e as novas tecnologias da informação e comunicação são fundamentais para o trabalho do psicólogo no espaço virtual, já que seu atendimento acontece nesse meio. Seu atendimento pode ser favorecido pela rede, já que as barreiras foram quebradas, sejam elas de espaço e de tempo, e se tornou muito mais acessível a promoção da terapêutica.

Pelos variados modos de comunicação, de acordo com a preferência e possibilidade do paciente, o psicólogo pode prestar seu atendimento online. Ou seja, é um benefício altamente vantajoso para ambas as partes.

Contudo, como citamos no tópico anterior, e agora explanaremos (pela denominação do tópico), há diferentes personalidades no ciberespaço, ou seja, as pessoas podem ter uma personalidade enquanto não navegam na internet, e outra em navegação. Podem até mudar de gênero.

Sendo assim, é possível dizer que a internet também trouxe considerações importantes para o seu serviço de atendimento online. É preciso estudar as pessoas e suas diferentes personalidades, sua forma de interação com as novas tecnologias, e seu tempo de utilização.

Não podemos dizer que a internet é maléfica, isso não, mas é algo a ser estudado e levado em conta pelo terapeuta online. É para isto que existe a ciberpsicologia, para trabalhar esses quesitos, como personalidade, identidade e comportamento virtual.

O estudo é desafiador, sim

Sendo assim, também é possível dizer que seu trabalho de atendimento online possui desafios. Ou seja, ao mesmo tempo que as novas tecnologias de informação e comunicação nos trazem vantagens, elas também trazem malefícios, como os vícios, as duplas personalidades e assim por diante.

Também não podemos nos esquecer de uma prática comum pela internet, o bullying, bem como a pedofilia. Portanto, o estudo da ciberpsicologia e das novas tecnologias da informação e comunicação é desafiador, sim. Desanimador, não.

Ou seja, nós temos os desafios, basta estudá-los, analisá-los, desvendá-los, compreendê-los. E aqui nós estendemos esse estudo para a psicologia como um todo: não somente a ciberpsicologia, mas também o atendimento online que você presta, a terapia organizacional, a atuação clínica, entre outros. São vários os desafios do psicólogo.

Como dissemos, não é algo desanimador. Afinal, são vários desafios, e eles tornam a prática do psicólogo interessante. O campo de estudo é vasto, e não faltam elementos para pesquisa. É algo que há cem anos nunca se imaginou ter, e surgiu com o advento da internet, especialmente depois de sua popularização.

Para finalizar, gostaríamos de dizer que a ciberpsicologia e as novas tecnologias da informação e comunicação são uma área de estudo extensa, e que não faltarão novidades para quem se interessar por ela.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Instituto de Terapia Online

Instituto de Terapia Online

O Instituto de terapia Online (ITO), é especializado em oferecer treinamentos on-line de alta qualidade para psicólogos e estudantes de psicologia que estão desejando trabalhar on-line terapeuticamente ou já atuantes. Surgiu a partir da demanda de alguns psicólogos que vem buscando padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação em terapia online.

Artigos recentes


Termos de Serviço  |  Políticas de Privacidade
Rua Príncipe Humberto, 112 – Conj. 44 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09725-200
marina@institutodeterapiaonline.com.br

© COPYRIGHT 2019 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS