Faça parte da nossa lista de transmissão!

Lá nós compartilhamos conteúdos, aulas e workshops exclusivos e gratuitos sobre terapia online.

Como garantir o sigilo dos seus atendimentos online?

Psicólogos podem atender online, trazendo praticidade e flexibilidade para si e para seus pacientes. Contudo, como garantir o sigilo dessa forma de terapia, resguardando o que foi dito na sessão? Leia abaixo para descobrir.

Sigilo deve ser o mesmo do modo presencial

O sigilo do atendimento online deve ser o mesmo do modo presencial. Você, certamente, a partir do momento em que começou a atuar em consultórios, assina, junto ao paciente, um contrato de resguardo das informações.

Além de não divulgar o que foi dito durante a sessão, você precisa ter cuidado com as trancas da sua clínica, prevenindo assaltos que podem levar dados de pacientes.

A privacidade e integridade da pessoa é fundamental, pois, para o paciente perceber bons resultados, ele deve se sentir acolhido e seguro dentro do seu espaço de atendimento.

Essa segurança e acolhida deve ser garantida também no atendimento online, pois temos a mesma situação: um psicólogo e um paciente que busca ajuda profissional.

A única diferença é que ambos não estão no mesmo ambiente, e deste modo o atendimento necessita de um pouco de adaptação.

Então, como garantir a privacidade e a integridade do paciente no meio digital, se ele não pode ter prejuízos por conta da forma de terapia?

Tome precauções de segurança na rede

Psicólogos que prestam atendimento online devem tomar precauções de segurança na rede, evitando ao máximo os riscos de divulgação do que foi dito na sessão. Para tanto, sugerimos:

 

-utilizar um ambiente virtual criptografado, ou seja, que possua certificado digital de acordo com normas técnicas estabelecidas. Assim, apenas as duas pontas de comunicação (psicólogo e paciente) possuem acesso à conversa;

 

-evitar a utilização de computadores públicos ou compartilhados para fazer o atendimento online. Se você usa o mesmo dispositivo sempre, há garantia de um único perfil de usuário. Pelo contrário, equipamentos compartilhados não garantem que outro usuário possa cometer falhas na segurança;

 

-evitar o acesso a links que não sejam seguros (somente acesse sites com início https), nem sites desconhecidos;

 

-instalar antivírus e firewall de qualidade em seu equipamento de acesso ao atendimento online, e de preferência colocar senha para abrir a tela do computador. Em alguns casos é interessante deletar os dados coletados na consulta, para proteger ainda mais o sigilo do paciente, de acordo com o que foi dito ao psicólogo;

 

-pedir para o paciente também tomar algumas precauções de segurança, especialmente sobre não utilizar computadores de espaços públicos ou compartilhados, como cafés, livrarias, bibliotecas, universidades, escritórios e cibercafés;

 

-instruir o paciente a não acessar outras páginas durante o atendimento online, e pedir para ele instalar a mesma proteção de segurança, como firewall e antivírus, em seu computador.

 

Forma de orientação válida e produtiva

 

O atendimento online é uma forma de orientação válida e produtiva para o paciente, que trata questões pontuais e específicas com seu psicólogo de confiança. É um atendimento por vezes breve e focado na urgência do momento, e geralmente não possui o mesmo aprofundamento da psicoterapia.

 

Afinal, as sessões com o psicólogo fazem parte de um processo contínuo, onde é estabelecido um vínculo entre profissional e paciente, e pode haver melhoria no autoconhecimento e crescimento pessoal, pela aplicação de técnicas terapêuticas e recursos disponíveis no consultório.

 

Todavia, o atendimento online é extremamente produtivo e pode fazer parte da sua rotina de psicólogo, desde que as regras de ética e de sigilo profissional sejam mantidas. Você pode apostar nessa forma de atendimento em suas horas livres ou também como expediente de psicólogo, pois é um atendimento tão válido quanto o presencial e pode ser feito no horário que você desejar, inclusive à noite e nos finais de semana.

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Instituto de Terapia Online

Instituto de Terapia Online

O Instituto de terapia Online (ITO), é especializado em oferecer treinamentos on-line de alta qualidade para psicólogos e estudantes de psicologia que estão desejando trabalhar on-line terapeuticamente ou já atuantes. Surgiu a partir da demanda de alguns psicólogos que vem buscando padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação em terapia online.

Artigos recentes


Termos de Serviço  |  Políticas de Privacidade
Rua Príncipe Humberto, 112 – Conj. 44 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09725-200
marina@institutodeterapiaonline.com.br

© COPYRIGHT 2019 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Converse com a gente