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Equipamentos necessários para realizar atendimentos online

Você decidiu realizar atendimentos psicológico online e não sabe quais ferramentas e equipamentos necessários? Leia para descobrir!

Como funciona o atendimento online

De acordo com as regras do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Resolução CFP 011/2018, o atendimento psicológico online é permitido. Para realizar este atendimento, é importante que o psicólogo realize alguns procedimentos específicos para os atendimentos no meio virtual como realizar o cadastro no e-psi, estabelecer um contrato específico para o atendimento em meio virtual para brasileiros que moram no Brasil e no exterior, utilizar ferramentas e equipamentos adequados. È importante refletir sobre esta prática pois deve ser feita baseada em evidências científicas, com ética e responsabilidade. Não é só ligar a computador e atender!

São encontros que podem fazer a diferença para o paciente, pois ele pode estar impossibilitado de ser atendido presencialmente pelo psicólogo por diversos motivos como gravidez de risco, viagens de trabalho, por falta de psicólogo em sua cidade, por morar em um país onde não tem psicólogos brasileiros. Assim, a terapia acontece, fazendo com que o atendimento online seja uma excelente opção para muitos.

Para o psicólogo, os benefícios também são muitos como oportunidade para alcançar maior número de clientes, trabalhar no conforto de sua casa, flexibilidade de horários, atender brasileiros que moram no Brasil e no exterior. Como podemos perceber, os benefícios são inúmeros, porém devemos refletir sobre a ética envolvida no atendimento online.

Equipamentos necessários para realizar atendimentos online

A prática no meio virtual, requer equipamentos e ferramentas adequadas. Vamos citar abaixo alguns destes equipamentos e ferramentas indispensáveis para realizar o atendimento psicológico online.

  • Dispositivos: computador, tablet, ipad, cellular protegidos por senha forte, anti-vírus e firewall de confiança e exclusivos para uso pessoal;
  • Internet de boa qualidade: Importante ter não somente o wifi mas também um plano de internet como backup que seja suficiente para fazer chamadas de vídeos caso o wifi não funcione. Uma videoconferência de sucesso tem mesmo a capacidade de simular que todos os participantes se encontram no mesmo ambiente (Telepresença). Isso porque a alta qualidade da imagem e do som contribuem para uma reunião mais dinâmica e participativa. Contudo, saiba que a capacidade da banda larga é um dos itens que mais interferem para o sucesso desse contato. Como estamos falando de alta qualidade de imagem e áudio trafegando pela internet, ambos os lados precisam ter acesso a uma conexão de internet de qualidade, e com pouca oscilação, pois precisam se ver e ouvir de forma satisfatória e igualitária.
  • Webcam de qualidade para transmissão de vídeo, visando melhor experiência para ambos;
  • Fone de ouvido: Um fone de ouvido similar ao que você utiliza para o seu celular pode ser utilizado porém se adquirir um fone de ouvido da Logitech é melhor.
  • Iluminação: tem iluminação para celular e para o ambiente onde vai realizar o atendimento;
  • Tripê para celular: Para posicionar seu celular de maneira que fique com as mãos livres você pode comprar um tripé que vende no mercado livre bem baratinho; um tripé simples mesmo já resolve. Comprei o meu por 30 reais no mercado livre.
  • Salas virtuais para os atendimentos por video, chat e e-mail: Nos EUA e no Reino Unido, por exemplo, o profissional que lida com informações de saúde utiliza apenas salas virtuais em conformidade com a Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde (HIPAA) que estabelece padrões de privacidade e segurança para proteger a confidencialidade das informações de saúde do paciente. Por isto, recomendamos plataformas para telesaúde. O Zoom para telesaúde e o secure video por exemplo. Apesar de populares, os apps de mensagens disponíveis hoje não são exatamente fortalezas. Boa parte deles (incluindo o Facebook Messenger, o Hangouts, o Skype, o WhatsApp e o Viber) até protege as informações no momento em que são enviadas. Mas, são poucas as aplicações que fazem um “serviço completo” e que deixam a privacidade do usuário protegida de táticas de vigilância em massa e espionagem, tão populares entre governos atualmente.
  • Programas de certificação digital: você vai precisar do mesmo para assinatura dos contratos de atendimento em meio virtual;
  • Programas de verificação de identidade: importante refletir sobre como vai verificar a identidade de seu cliente nos diferentes tipos de serviços online que vai realizar;
  • Programas seguros e encriptados de armazenamento de documentos e contratos: importante analisar a forma mais segura para armazenar dados de consulta;

Como você pode perceber, o atendimento online é extremamente viável tanto para o psicólogo quanto para o paciente. A comunicação facilitada pelos equipamentos e ferramentas tecnológicas torna possível e favorável o atendimento psicológico em meio virtual, além de contribuir para uma conduta ética e responsável.

 

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Instituto de Terapia Online

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O Instituto de terapia Online (ITO), é especializado em oferecer treinamentos on-line de alta qualidade para psicólogos e estudantes de psicologia que estão desejando trabalhar on-line terapeuticamente ou já atuantes. Surgiu a partir da demanda de alguns psicólogos que vem buscando padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação em terapia online.

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