Faça parte da nossa lista de transmissão!

Lá nós compartilhamos conteúdos, aulas e workshops exclusivos e gratuitos sobre terapia online.

Precisamos falar sobre suicídio

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Porém, é um assunto que deve ser tratado durante o ano inteiro, principalmente por quem atua com psicoterapia. Leia mais sobre o assunto a seguir. Precisamos falar sobre suicídio!

Índices de suicídio

Você conhece as estatísticas atuais sobre suicídio? Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o oitavo país onde seus habitantes mais cometem suicídio, e ele geralmente é praticado por idosos e jovens.

Entre os anos de 2000 a 2016, houve um alarmante aumento nos casos em nosso país: de 73%. Ou seja, de 6.780 para 11.736.

Você pode auxiliar, em sua carreira como psicólogo de atendimento online, na prevenção do suicídio? Com certeza! Segundo o Conselho Federal de Psicologia, a psicoterapia é fundamental para compreender a situação pela qual o paciente passa, podendo colaborar com acolhimento e orientação, que podem minimizar as angústias, a confusão de sentimentos e o desespero do paciente.

Não é o suicídio que leva a vida

Segundo especialistas da área da psicologia, o que mata uma pessoa não é o suicídio em si, mas a depressão, a vontade de acabar com alguma situação pela qual ela está passando, com o sofrimento que está causando angústia.

Sendo assim, o desespero é tão grande que a pessoa não consegue enxergar uma solução, um fim para seu problema, e ela somente é capaz de pensar em acabar com sua vida.

É por esse motivo que o suicídio hoje é considerado um problema de saúde pública, e ele deve ser tratado com muita responsabilidade. Podem ser feitas ações e campanhas educativas diversas, mas você também pode ajudar, com seu atendimento online, prestando assistência a esses pacientes.

Como o psicólogo pode auxiliar o paciente depressivo

A maioria dos pacientes que tem desejo de acabar com sua vida emitem sinais de que poderão fazer isso. Por exemplo: se mostram um fardo para a família, dizem que não veem mais sentido em viver, que não são importantes para ninguém, etc., mas também por linguagem não-verbal.

Sendo assim, é fundamental que o psicólogo esteja atento a esses sinais emitidos pelo paciente, pois seu atendimento pode salvar vidas. Afinal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez suicídios poderiam ter sido evitados, e alguns deles podem ser por você.

Tenha em mente que é mito a frase: quem muito fala, não faz, só quer chamar atenção. Como dissemos, as pessoas dão mostras do ideal suicida, então nada pode ser ignorado.

Contudo, como também citamos, por vezes esses sinais não são expressos verbalmente, pois podem se mostrar com uso excessivo de álcool e/ou drogas ilícitas, isolamento, mudanças bruscas de comportamento, apatia, angústia e desespero, entre outros. Se os sinais estão presentes, mesmo que sutis, devem ser considerados.

É preciso quebrar o tabu

Alguns temas importantíssimos ainda são tabu no Brasil, e o suicídio é um deles. Porém, como observamos, precisamos falar sobre ele, não somente em setembro, mas sempre. Afinal, os suicídios não acontecem somente neste mês.

O suicídio é um desafio para a sociedade, e está cercado de preconceito. Portanto, deve ser desmistificado, precisa que seja falado muito sobre ele, com a responsabilidade e seriedade que o assunto requer.

E se engana quem pensa que não se deve tocar no tema com pacientes depressivos, porque seria como se o psicólogo fornecesse a ideia ao paciente. É bem o contrário, pois quando a pessoa está de posse de informações detalhadas sobre o assunto, até mesmo com fotos de suicidas, ela pode perder a vontade de tirar sua vida, já que muitas vezes o suicídio é idealizado, romantizado.

Trabalhe o tema com consciência em suas sessões de terapia online, e você poderá fazer a  diferença na vida de muitos pacientes e seus familiares.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Instituto de Terapia Online

Instituto de Terapia Online

O Instituto de terapia Online (ITO), é especializado em oferecer treinamentos on-line de alta qualidade para psicólogos e estudantes de psicologia que estão desejando trabalhar on-line terapeuticamente ou já atuantes. Surgiu a partir da demanda de alguns psicólogos que vem buscando padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação em terapia online.

Artigos recentes


Termos de Serviço  |  Políticas de Privacidade
Rua Príncipe Humberto, 112 – Conj. 44 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09725-200
marina@institutodeterapiaonline.com.br

© COPYRIGHT 2019 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS