Faça parte da nossa lista de transmissão!

Lá nós compartilhamos conteúdos, aulas e workshops exclusivos e gratuitos sobre terapia online.

Protegendo seu computador de hackers

Como você deve saber, é imprescindível que o psicólogo de atendimento online forneça segurança a seu paciente, garantindo o sigilo de seus dados. Contudo, é fato que hackers podem invadir computadores e obter informações sigilosas, e quem responde por isso é você. Como proteger seu computador de hackers? Leia para descobrir.

É fundamental minimizar os riscos

Algumas situações podem tornar seu computador mais vulnerável ao ataque de hackers. Sendo assim, é fundamental que você minimize os riscos de invasão, seguindo um passo a passo de segurança nos dispositivos que você utiliza para o atendimento online.

Para tanto, basta seguir as sugestões que mencionaremos a seguir. Não são trabalhosas e são de fácil acesso, e constituem apenas seis passos. Vamos a eles?

Mantenha seu computador livre de vírus

Para verificar se a sua máquina não está infectada por vírus ou programas maliciosos, faça aquisição de programas como firewall, antivírus e antispyware. Você consegue opções de qualidade, como Avast, AVG, Spyboot e Comodo Personal Firewall, e algumas são gratuitas.

Para aumentar a segurança nos dispositivos de acesso, alguns psicólogos optam por dois programas de antivírus em sua máquina. Contudo, a atitude deixa o computador mais lento e pode prejudicar o seu atendimento.

Se você escolher um antivírus de qualidade, que faça atualizações e proteção em tempo real, não é necessário instalar outro.

Atenção à definição de senha

Proteja seu computador com senhas, bem como sua plataforma de acesso e outros programas utilizados para o atendimento online. Contudo, siga nossas recomendações abaixo para criação de senha segura.

Procure definir uma senha não utilizada em outras ferramentas, e jamais coloque seu nome, o nome do consultório ou sua data de aniversário. Preferencialmente, crie senha com caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, e números. Altere a cada poucos meses.

Cuidado ao abrir documentos

É extremamente comum recebermos documentos anexados por e-mail, contudo podem estar inseridos vírus neles. Sendo assim, recomendamos que você evite abrir arquivos de fontes desconhecidas, ou então que utilize um programa apropriado para a sua abertura, como Microsoft Word, LibreOffice ou leitor de PDF.

Para abri-lo, não clique sobre o arquivo duas vezes. O recomendável é fazer o processo manual na página de downloads, sem permissão de abertura automática. Dessa forma, o risco de invasão e contaminação é reduzido.

Precavenha-se na utilização de mídias removíveis

É claro que você pode utilizar mídias removíveis, como pendrive, cartão de memória, CD ou DVD, todavia sua utilização deve ser feita com muita precaução.

Isto é, ao inserir mídias removíveis nos seus dispositivos de atendimento online, faça uma varredura com antivírus neles, e somente os abra após a conclusão da análise.

Atenção à navegação na internet

Ao utilizar seu computador de trabalho para acessar sites na internet, tenha extremo cuidado. Recomendamos que você prefira sites seguros, que sejam criptografados e que possuam o certificado de segurança.

Às vezes, uma pesquisa rápida pode comprometer todo o seu trabalho, além de tornar seu dispositivo vulnerável a invasões.

Se você utiliza o navegador Mozilla Firefox, sugerimos baixar o plugin NoScript, que aumenta a segurança do seu computador ao bloquear a execução automática de programas que podem ser potencialmente perigosos.

Se faz uso de outro navegador, procure a extensão específica, ou então faça a configuração para que ele atue da mesma forma que o NoScript.

Prefira sistemas operacionais seguros

O sistema operacional Windows costuma ser mais vulnerável que outros. Nada contra a sua utilização, pois você pode seguir o passo a passo de segurança mencionado acima, mas outros sistemas são mais seguros, como GNU/Linux ou Apple Os X.

Todavia, vale lembrar que as precauções devem ser tomadas em todos os sistemas operacionais, para aumentar a segurança dos seus dispositivos de atendimento online. É hora de começar a precaver-se!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Instituto de Terapia Online

Instituto de Terapia Online

O Instituto de terapia Online (ITO), é especializado em oferecer treinamentos on-line de alta qualidade para psicólogos e estudantes de psicologia que estão desejando trabalhar on-line terapeuticamente ou já atuantes. Surgiu a partir da demanda de alguns psicólogos que vem buscando padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação em terapia online.

Artigos recentes


Termos de Serviço  |  Políticas de Privacidade
Rua Príncipe Humberto, 112 – Conj. 44 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09725-200
marina@institutodeterapiaonline.com.br

© COPYRIGHT 2019 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS