Faça parte da nossa lista de transmissão!

Lá nós compartilhamos conteúdos, aulas e workshops exclusivos e gratuitos sobre terapia online.

Terapia online versus presencial: qual a diferença?

A terapia online, apesar de não ser utilizada há tanto tempo quanto o atendimento presencial, costuma ser realizada com sucesso. Você sabe a diferença entre terapia online e terapia presencial? Abaixo explanaremos o assunto. Acompanhe!

 Quanto à necessidade de deslocamento

Quem faz terapia presencial, precisa se deslocar até o consultório do psicólogo. Isto demanda tempo para se arrumar para sair, investimento em transporte, minutos ou horas no trânsito, consultas em horário comercial, talvez demandando ausências no trabalho e por aí vai.

Na terapia online, você pode ter o seu atendimento direto da sua casa ou de onde você desejar, sem precisar se deslocar, sem se estressar com o trânsito, e no horário que for mais cômodo para você, já que geralmente a psicoterapia virtual demanda horários mais flexíveis.

Quanto ao valor da sessão

Aí você pode pensar: mas para eu ter essa praticidade toda, provavelmente pagarei mais por uma sessão de terapia se optar por atendimento online.

É exatamente o contrário. Afinal, como não há um consultório montado, com recepcionista, equipamentos, tarifas públicas e manutenção do espaço, a terapia online costuma ser mais em conta do que o valor pago no atendimento presencial.

Quanto à forma de atendimento

Quando alguém opta por atendimento presencial, procura um psicólogo para terapia em sua clínica, e a sessão se passa entre duas pessoas que estão no mesmo espaço físico, que costuma ser o consultório do psicólogo.

A forma de atendimento da terapia online também é entre o psicólogo e o paciente, mas ambos não estão no mesmo local. Eles se comunicam pelos meios digitais, que podem ser mensagens instantâneas, e-mail, chamadas de vídeo, enfim, a forma de interação combinada previamente entre o profissional e seu paciente.

Quanto ao tempo de terapia

O atendimento presencial costuma ser de cinquenta minutos a uma hora, preferencialmente uma vez na semana. Sendo assim, é comum que as pessoas tenham de quatro a cinco sessões de terapia por mês, dependendo de quantas semanas aquele período tem.

Já no atendimento online, o tempo de sessão e a sua periodicidade não são tão rígidas assim. O terapeuta costuma atender o paciente de acordo com o plano escolhido previamente por ele, e as sessões costumam ser mais do que quatro a cinco por mês porque são mais acessíveis. Assim, as pessoas podem se consultar mais vezes pelo mesmo valor, ou por menos.

Como saber qual é a melhor modalidade para você?

Note que não citamos, na pergunta, a melhor modalidade entre as duas, mas a melhor para você, porque cada pessoa possui suas preferências. Para descobrir a sua, você pode avaliar alguns quesitos, como:

-possibilidade de fazer consultas em horários mais flexíveis, ou de seus próprios locais;

-quanto você pode pagar por suas consultas mensais, e se deseja ter mais atendimentos por mês do que quatro ou cinco;

-seu nível de desenvoltura em frente a câmeras e outros dispositivos digitais;

-preferência por ter o psicólogo frente a frente com você no mesmo espaço físico, ou em outro ambiente.

Se você ficou na dúvida e não sabe como proceder, recomendamos experimentar as duas modalidades e ver, na prática, qual se encaixa melhor em suas necessidades e objetivos. Se você não se sentir confortável em chamadas de vídeo, pode desabilitar a função e ter a sua sessão de modo apenas escrito, para depois, com o passar do tempo, habilitá-la.

As sessões podem ser ajustáveis no atendimento online, e você pode combinar com o profissional as suas preferências. Dê a si a oportunidade de conhecer a terapia online. É um método que se tornou o preferido de muitas pessoas, e pode se tornar o seu predileto também!

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Instituto de Terapia Online

Instituto de Terapia Online

O Instituto de terapia Online (ITO), é especializado em oferecer treinamentos on-line de alta qualidade para psicólogos e estudantes de psicologia que estão desejando trabalhar on-line terapeuticamente ou já atuantes. Surgiu a partir da demanda de alguns psicólogos que vem buscando padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação em terapia online.

Artigos recentes


Termos de Serviço  |  Políticas de Privacidade
Rua Príncipe Humberto, 112 – Conj. 44 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09725-200
marina@institutodeterapiaonline.com.br

© COPYRIGHT 2019 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS