Faça parte da nossa lista de transmissão!

Lá nós compartilhamos conteúdos, aulas e workshops exclusivos e gratuitos sobre terapia online.

Utilizando técnicas de estudo e memorização

Certamente você conhece a importância de capacitar-se e promover atualização em sua profissão. Mas, você sente que poderia reter mais conhecimento, que não consegue gravar tanto quanto gostaria? Conheça algumas sugestões de técnicas de estudo e memorização, a seguir.

A curva do esquecimento

Segundo Ebbinghaus, psicólogo alemão, pioneiro no estudo científico da memória, o conteúdo aprendido em uma semana de treinamento intenso é esquecido até 80% em um mês.

Essa é a curva do esquecimento, processo natural da mente, e acontece já a partir de 20 minutos. Neste período, você retém apenas 60% do que aprendeu, e vai perdendo memória sobre o assunto a cada hora ou dia, chegando a 20% de memorização em um mês. Ou seja, esquecimento de 80%, aproximadamente.

Conheça nossas técnicas para que você possa aproveitar mais nossos conteúdos disponibilizados no curso!

Técnica da explicação

Após ler o conteúdo, você o explica para alguém? O que faz com esse conhecimento, além da possibilidade de agregá-lo ao seu dia a dia? Coloque em prática a técnica da explicação.

Ou seja, explique o que você leu, seja para outra pessoa ou para você mesmo, dizendo em voz alta o que aprendeu.

Quem explica, cria novas conexões neurais e isto facilita a memorização das informações, já que seu cérebro vai espalhar o conteúdo em outras partes dele, não somente em um lugar da mente.

Técnica da revisão

Você leu algo, e depois explicou o que aprendeu. Mas se você não revisar o conteúdo, logo vai esquecê-lo.

A técnica da revisão consiste em revisar suas anotações ou materiais depois de determinado período, para facilitar a memorização. Por exemplo, no dia seguinte, revise o aprendizado do dia anterior. Para fixar, revise novamente em sete dias, e depois em trinta.

Contudo, saiba que revisar não é estudar tudo de novo, mas ler novamente apenas o resumo dos tópicos.

Técnica das fichas

Uma sugestão de aplicação da técnica acima é a utilização de outra técnica, esta que conta com fichas para revisão. Ou seja, você escreverá a ideia principal do assunto em fichas de leitura.

Além de revisar, você memorizará mais conhecimento porque escreveu, e escrever é também uma forma de reter conteúdo. Você pode inclusive sublinhar ou reforçar palavras-chave com canetas de cores diferentes, ou com marca-texto.

Técnica dos flash cards

A técnica acima também pode ser realizada em flash card, ou seja, pequenos cartões coloridos, com uma variação.

A diferença é que nos flash cards você não escreverá resumos, tópicos ou palavras-chave. Neles, coloque de um lado uma pergunta, e do outro a resposta. Assim, você somente olhará o verso para conferir se acertou.

Se preferir lançar mão da tecnologia, você pode estudar de modo semelhante pelo aplicativo Anki. O software oferece um cartão para você digitar a pergunta, e depois a resposta. Só que ele limita o número de perguntas que você pode responder por dia, ao contrário dos cartões manuais, onde você aprende o quanto quiser.

Contudo, o Anki também tem uma vantagem: você pode praticar repetições dos cartões já estudados, de acordo com a sua preferência.

Técnica dos exercícios

Você gosta de responder a jogos interativos? De passar algum tempo respondendo a um quiz? De jogar palavras-cruzadas, caça-palavras, criptograma, etc.?

Todos esses são exemplos de exercícios que podem fazer você revisar ludicamente. Não é muito difícil encontrar jogos semelhantes na internet, inclusive sobre assuntos do seu interesse, mas você também pode elaborar exercícios para melhorar o seu aprendizado e memorização.

Quanto mais você exercitar seu cérebro, mais conhecimento ele reterá. Não se esqueça de que a revisão é fundamental para que o conteúdo não caia no esquecimento, e de preferência, faça aplicação em seu dia a dia, no espaço de atendimento online.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Instituto de Terapia Online

Instituto de Terapia Online

O Instituto de terapia Online (ITO), é especializado em oferecer treinamentos on-line de alta qualidade para psicólogos e estudantes de psicologia que estão desejando trabalhar on-line terapeuticamente ou já atuantes. Surgiu a partir da demanda de alguns psicólogos que vem buscando padrões e níveis de qualidade no processo de capacitação e formação em terapia online.

Artigos recentes


Termos de Serviço  |  Políticas de Privacidade
Rua Príncipe Humberto, 112 – Conj. 44 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
CEP: 09725-200
marina@institutodeterapiaonline.com.br

© COPYRIGHT 2019 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS